Batistas acreditam em uma membresia regenerada

“E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.”
Atos 2.47

Onde está localizada a sua igreja local? A resposta mais provável para essa pergunta é um endereço onde um prédio está localizado. Mas a igreja não é um edifício. A igreja é um grupo de pessoas que vivem em muitos lugares diferentes, um tipo especial de pessoas.

Quem deve ser um membro de uma igreja?
Bataistas usam vários termos para descrever seu conceito de igreja, como igreja dos crentes, igreja regenerada, igreja reunida, igreja voluntária, igrejas dos nascidos de novo e comunhão dos remidos.

Seja qual for o termo usado, o significado é bascimanete o mesmo: uma igreja é uma comunhão de pessoas que voluntariamente seguem a Jesus como Senhor e voluntariamente se associam uns com os outros debaixo do seu senhorio e direção do Espírito Santo.

Portanto, os batistas acreditam que apenas os salvos devem ser membros de uma igreja. Também acreditam que os salvos devem ser membros de uma igreja. Enquanto se tornar cristão é uma responsta de fé individual, crescer como cristão é melhor na comunhão dos outros cristãos. A vida cristã não foi pensada para ser um esforço individual, mas uma experência de comunhão, com a igreja sendo a comunidade principal.

O conceito neo-testamentário de igreja foca no corpo local de crentes batizados em Cristo. No entanto, em algumas passagens do Novo Testamento a palavra “igreja” também se refere aos remidos de todos os tempos (Mateus 16.18; Efésios 5.23-32; Colossensses 1.18).

Embora os batistas acreditem que a membresia deve incluir apenas os remidos, ele encorajam todos a participarem de várias atividade da igreja. Por exemplo, cultos, estudos bíblicos e eventos ministerias estão abertos a todos.

Por que só crentes devem ser membros da igreja?
Para os batistas, a Bíblia é a única autoridade escrita para a fé e prática. Batistas acreditam que a Bíblia ensina que somente aqueles que nasceram de novo devem ser membros da igreja. O novo nascimento não significa apenas recitar verdades sobre Jesus, mas uma experiência de fé genuína nele (João 3: 1-21).

O Novo Testamento fala de uma igreja sendo formada de pessoas que tiveram uma experiência de salvação pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O livro de Atos afirma sobre a igreja em Jerusalém “E o Senhor lhes acrescentava os que iam sendo salvos” (Atos 2.47). Tanto na saudação como no conteúdo das cartas de Paulo no Novo Testamento a várias igrejas, indicam que a igreja é formada de pessoas remidas (I Coríntios 1.2; 12.12-31).

O ideal de membresia da igreja de nascidos de novo nem sempre foi alcançado, mesmo nos tempos do Novo Testamento. Embora uma igreja unicamente de nascidos de novo não seja possível, é ainda assim uma meta que vale a pena perseguir. Portanto, igrejas batistas lutam para aceitar como membros apenas pessoas que foram resgatadas.

Como as igrejas batistas aceitam membros?
Membresia em uma igreja batista é sempre voluntária. Então, as pessoas precisam requerer a adesão, não são obrigadas. Igrejas batistas se esforçam de várias formas para manter uma membresia de nascidos de novo.

Quando uma pessoa que nunca foi membro de qualquer igreja deseja se tornar membro de uma igreja batista, ela precisa entregar evidências de que crê em Jesus como seu Senhor e salvador pessoal. Além disso, igrejas batistas exigem que uma pessoa passe pelo batismo antes de se tornar membro. Então, uma pessoa que deseja ser membro será questionada acerca de sua profissão de fé em Cristo e de seu batismo.

Se uma pessoa que já é membro de uma igreja batista procura filiação em outra igreja batista, geralmente essa pessoa é aceita com base na membresia anterior. Houve um tempo em que algumas igreja batistas emitiam “cartas” quando o membro ia para outra igreja.

Hoje, o termo “chegando por carta” geralmente indica que a igreja recebendo o membro fará contato com a outra igreja para tratar da transferência da membresia. O termo “chegando por aclamação” geralmente indica que a igreja da qual a pessoa vem não existe mais ou por uma série de razões o registro não pôde ser obtido.

Mas e se a pessoa estiver vindo de uma igreja que não seja batista? Igrejas batistas, sendo autônomas, respondem de várias formas. A resposta depende tanto do histórico da pessoa enquanto membro da igreja anterior, quanto da política da igreja que a recebe.

Normalmente, se a pessoa não é batizada por imersão como um crente em Cristo, a igreja batista irá pedir que ela confirme sua fé em Cristo e seja batizada antes de se tornar membro. Se a pessoa foi batizada por imersão como um requisito para a salvação, a maioria das igrejas batistas vai pedir que a pessoa seja batizada de novo antes de se tornar membro. Isso é feito para que fique claro que embora importante, o batismo não é necessário para a salvação.

Se a pessoa foi batizada por imersão como um crente e entende que era uma forma de simbolicamente testemunhar que ela nasceu de novo, algumas igrejas batistas aceitarão a membresia, outras irão pedir que se batize novamente.

Embora algumas igrejas batistas aceitem como membros pessoas que professam a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, independentemente de terem ou não sido batizadas por imersão, a maioria não aceita. A grande maioria das igrejas batistas leva a sério a importância do batismo do crente por imersão.

Quais são outros fatores relacionados a membresia em uma igreja batista?
Igrejas diferem quanto a se uma pessoa deve ser batiszada imediatamente após a profissão de fé ou se deve haver uma demora. Alguns batizam logo após a profissão de fé, outros pedem que as pessoas, especialmente crianças, passem por um processo de aconselhamento antes de serem batizadas.

Algumas igrejas exigem que todos que queiram se tornar membros passem por aconselhamento no que diz respeito a sua experiência de salvação e compromisso com a membresia . Outras exigem que as pessoas participem de uma classe para novos membros. Algumas não fazem nem uma coisa nem outra.

Congregações batistas votam o pedido de adesão à membresia. A igreja não está votando se a pessoa é salva ou não, essa questão é individual. Mas os membros estão participando da forma de governo Batista sob o senhorio de Cristo.

Conclusão
A crença de uma membresia regenerada é uma convicção batista fundamental. Esse conceito é parte da receita de crenças e políticas que fazem “de um batista um batista”. O próximo artigo irá explicar por que esse diferencial é importante e as formas que vem sendo testado.

“Embora batistas compartilhem muitas convicções centrais com outros grupos cristãos, nossa insistência com uma membresia regenerada de igreja é uma das nossas marcas.”
Warren McWilliams
Defining Baptist Convictions
(Definindo convicções Batista)