Introdução

Os cristãos batistas de língua portuguesa, uma das maiores partes da família de cristãos batistas no mundo, são abençoados por Deus com o crescimento do número de membros e de igrejas. Esse crescimento traz a necessidade de fornecer recursos para os novos membros e novas igrejas, bem como as igrejas já existentes, para ajudá-los a entender e apreciar as crenças, práticas e os ministérios batistas. Esse entendimento e apreciação ajudarão a fortalecer o contínuo compromisso batista com a Grande Comissão (Mateus 28: 18-20) e o Grande Mandamento (Mateus 22: 37-40) do Senhor Jesus Cristo.

(título ou livro oficial), que inclui vinte e sete artigos e uma breve história dos batistas, foi preparado num espírito de oração para ser esse tipo de recurso. Ele aborda questões como estas: Quem são batistas? Quais são as suas crenças? Por que eles acreditam no que professem? Como eles cumprem a missão de Cristo? Como eles estão organizados? Por que eles são chamados de batistas? Qual é a herança deles? Qual é a parte deles em missões e evangelismo em todo o mundo?

Alguns outros grupos evangêlicos também valorizam muitas das crenças que os batistas prezam, mas consideram como um todo as crenças e práticas apresentadas neste livro, uma espécie de receita batista, que diferenciam os batistas como um membro distinto da família cristã. Os batistas acreditam que esse distintivo vale a pena preservar.

O material deste livro não é uma “declaração oficial” das crenças e práticas batistas. De fato, não existe tal “declaração oficial”. No entanto, apresenta de maneira concisa o que os batistas acreditam que a Bíblia ensina sobre fé e prática cristã. Como a diversidade e a liberdade são elementos-chave na vida batista, existem diferentes interpretações disso entre os batistas. O livro tem como objetivo apresentar o que os batistas em geral estabeleceram como suas crenças e práticas.

O objetivo deste livro é levar os batistas a uma maior devoção à causa de Cristo. O objetivo não é abater as crenças de outros grupos religiosos, mas expor as dos batistas. Felizmente, isso fortalecerá a família de cristãos batistas, a denominação batista, não por causa da denominação, mas pelas contribuições que os batistas fazem à missão de Cristo para o benefício de todas as pessoas.

Uma forte denominação batista é importante pelas contribuições que os batistas fazem para a causa de Cristo para o benefício de todas as pessoas. Por exemplo, os batistas fornecem extenso alcance evangelístico através de igrejas e várias organizações denominacionais batistas, um alcance desesperadamente necessário em um mundo com multidões de pessoas que não conhecem a Cristo como Salvador e Senhor. Além disso, os batistas fornecem ministérios às necessidades espirituais, físicas, mentais e outras através de suas igrejas, escolas e outras organizações. Ajudar a denominação batista a ser ainda mais forte resultará em alcance e ministério evangelístico ainda mais extensos. O fortalecimento da família cristã de cristãos fortalecerá todo o movimento cristão.

Este livro pode ser usado de várias maneiras. Os membros das igrejas podem usá-lo para leitura casual, para estudo intenso com a Bíblia em mãos e / ou momentos devocionais particulares. As igrejas podem fornecer cópias para a liderança da igreja, como diáconos e líderes de estudo da Bíblia, patrocinar estudos em grupo com o livro como um recurso e entregá-lo a novos e futuros membros.

Algumas características dos artigos do livro mereçem destaque. Por exemplo, cada crença nesta receita batista é importante. No entanto, a ordem dos artigos no livro reflete uma certa progressão. Por exemplo, a crença no governo congregacional baseia-se nas crenças na competência da alma e no sacerdócio de todos os crentes que, por sua vez, se baseiam no compromisso com o senhorio de Cristo e a autoridade da Bíblia. Portanto, estudar os artigos na ordem apresentada será útil.

Além disso, os artigos são concisos. Inúmeros livros, sermões, panfletos, artigos e documentos foram escritos sobre cada um dos tópicos. A maioria desses materiais é complicada e longa. Este livro procura apresentar as crenças de maneira concisa. Essa concisão envolve julgamentos sobre o que incluir e o que não incluir, e foi feito um esforço para apresentar o material de uma maneira que, embora breve, capte o conceito básico do tópico.

Além disso, muitas escrituras são usadas nos artigos porque os batistas não possuem outra autoridade escrita além da Bíblia por suas crenças e práticas. As escrituras citadas como apoio às crenças, políticas e práticas não são tudo o que poderia ser citado, mas são representativas. Várias passagens das escrituras são apenas referências e não são impressas. Portanto, ao estudar o material, será útil ter uma Bíblia em mãos para procurar as passagens que são referenciadas.

Este livro é o resultado das contribuições cooperativas de muitas pessoas. O processo que levou aos artigos do livro começou quando um leigo batista dedicado chamado Noble Hurley ficou muito preocupado com a falta de entendimento de muitos batistas, entre outros, com relação às crenças e herança batistas baseadas na Bíblia. Consciente das contribuições dos batistas à missão do Senhor Jesus Cristo, ele estava preocupado com o fato de que a falta de conhecimento e comprometimento com as crenças batistas levaria à erosão das contribuições batistas à causa de Cristo, além de prejudicar o mundo. em geral.

Uma pessoa de visão, Hurley acreditava que materiais informativos e inspiradores sobre batistas, relacionados à verdade bíblica, poderiam ser usados ​​para aumentar a compreensão do que os batistas acreditam e praticam. Ele agiu para tornar esses materiais realidade. Ele solicitou que o Dr. William M. Pinson Jr. e a Doris A. Tinker preparassem os materiais e forneceu financiamento para o material a ser publicado nas edições do Baptist Standard por um ano inteiro. O resultado foram vinte e sete artigos sobre crenças e patrimônio batistas.

Hurley solicitou que Pinson e Tinker realizassem o projeto devido à sua vasta experiência na vida batista e ao conhecimento da crença e prática batistas. Na época, Pinson era o diretor executivo emérito da Convenção Geral Batista do Texas (BGCT), coordenador do Conselho Batista de Distintivos do BGCT e diretor voluntário do Centro de Herança Batista do BGCT. Autor de inúmeros livros e artigos, ele atuou como professor de seminário, pastor, presidente de seminário e diretor executivo do BGCT pelo mais longo mandato na história da convenção estadual. Quando Hurley fez o pedido, Tinker era o Diretor Voluntário de Comunicações e Organização do Baptist Heritage Center, aposentando-se após o mais longo mandato na história como Associado Executivo no escritório do Diretor Executivo do BGCT. Juntos, eles prepararam a cópia básica, ele como autor e ela como editora, artista e coordenadora do projeto. Contudo, ao escrever o material, eles recrutaram muitas outras pessoas para fornecer sugestões, incluindo pastores, professores de faculdades e seminários, historiadores, teólogos, professores de estudos bíblicos e líderes denominacionais.

Os artigos não foram publicados apenas no Padrão Batista, mas também foram publicados no site www.baptistdistinctives.org. Mais tarde, uma breve história dos batistas foi preparada. Foi publicado no site. Em seguida, os artigos e a história foram disponibilizados em português em (nome oficial do livro) e no site www.distintivosbatistas.org pelo esforço cooperativo de muitas pessoas e organizações. Eles incluem o seguinte em ordem alfabética: {NOTA: podemos colocar todos os nomes em ordem alfabética quando os tivermos … e isso seria em português, se diferente do inglês}

  • Brad Hepp, webmaster, designer e princípio da JBH Visuals, LLC
  • David Mahfouz, pastor e presidente do Conselho Batista de Distintivos e do Comitê Batista de Crenças e Herança, Convenção Geral Batista do Texas
  • William M. Pinson, Jr., Diretor Executivo Emérito e Diretor Voluntário do Baptist Heritage Center, Convenção Geral Batista do Texas
  • Doris Tinker, Diretora Voluntária de Comunicação e Organização do Baptist Heritage Center, Convenção Geral Batista do Texas
  • Brent Ray, Diretor, Centro de Missões Mundiais, Seminário Teológico Batista do Sudoeste
  • Daniel Sanchez, Professor Distinto de Missões e Embaixador do World Missions Center, Seminário Teológico Batista do Sudoeste
  • Peter Vavrosky, engenheiro de rede, Solution Designers, Inc.
  • Débora Shaula (advogada brasileira e aluno do Seminário Teológico Batista do Sudoeste)
  • A equipe do STBSB e da JMN

A gratidão é expressa às pessoas e entidades cujo apoio financeiro tornou o projeto possível, incluindo o Fundo de Identidade Batista Jane e Noble Hurley, Bill e Ruth Landes Pitts através do James and Irene Landes Memorial Fund, Fundação Prichard Family e Vester T. Hughes Jr.

(título oficial do livro) é enviado com a oração de que realmente ajudará a informar e energizar os batistas, ajudando a cumprir a Grande Comissão e o Grande Mandamento do Senhor Jesus Cristo.